6 Passos Simples Para Fazer Um Composto Para Plantas

Você pratica jardinagem ou até mesmo gosta de plantar alguns dos alimentos que consome, seja em casa ou no sítio? Pois saiba que fazer uma compostagem não é difícil, e provavelmente é a melhor forma de fornecer às suas plantas todos os nutrientes que elas precisam, e ainda tem a vantagem de ser econômico. Um bom composto precisa apenas de alguns ingredientes e estes incluem nitrogênio, carbono, ar e água. Para obter esses ingredientes, você simplesmente precisa coletar o lixo da sua cozinha e do quintal, e depois realizar esses passos importantes.
 
1. Compre um contêiner especial para composto
como preparar composto para terra e plantas tudoporemail
Muitos estabelecimentos vendem este tipo de contêiner. É uma espécie de lixeira especial para o preparo deste material. Você pode encontrar em lojas de artigos para construção ou até mesmo em supermercados. Caso não encontre, pode fazer a sua com tábuas de madeira, mas, neste caso, assegure-se de deixá-la em um solo com pouca umidade.
 
2. Escolha a camada interior
como preparar composto para terra e plantas tudoporemail
Essa camada vai funcionar como a ‘cama’ para o seu composto, com folhas de árvore e galhos de madeira. Com a ajuda de uma forquilha, faça alguns buracos para que possa ventilar. O ideal é que tenha uma altura de 10 a 15 centímetros.
 
3. Preencha o seu composto
como preparar composto para terra e plantas tudoporemail

Adicione compostos nitrogenados. Isso inclui grama cortada, cascas cruas de vegetais, café, adubo e ervas daninhas. Junto a tudo isso, adicione compostos de carbono, como papelão, folhas mortas, caixas de cereais e até mesmo flores. Com uma forquilha (ou algo parecido), misture os compostos nitrogenados de rápida decomposição com os materiais de composição mais lenta. Isso adiciona oxigênio à mistura e ajuda a acelerar o processo.

Para facilitar e acelerar ainda mais esse processo, certifique-se de que tudo seja cortado em pedaços pequenos e lembre-se de continuar adicionando água enquanto você enche o contêiner.

 
4. Inspecionar o composto após três dias
como preparar composto para terra e plantas tudoporemail
Depois de três dias, coloque a mão no topo da pilha para sentir se está quente. Se estiver, o processo de decomposição já começou. Repita o procedimento após uma semana. Caso esteja fria, misture bem. No entanto, se ainda estiver quente, deixe descansar por mais uma semana.
 
5. Misture todo o conteúdo do composto
como preparar composto para terra e plantas tudoporemail
Uma vez por semana, volte ao monte e misture bem a matéria para adicionar mais oxigênio. Se o conteúdo parecer seco, pode adicionar um pouco de água antes de começar a misturar. Repita este processo nas próximas 4-6 semanas.
 
6. Verifique se o composto está pronto
como preparar composto para terra e plantas tudoporemail

Para determinar se está pronto, veja se a cor está bem marrom, e o cheiro deve ser de terra.

Fonte: balconygardenweb

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *