A MANIFESTAÇÃO DA AGPTEA PERANTE A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746/2016, QUE TRATA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Os 5R’s da sustentabilidade
7 de novembro de 2016
CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
7 de novembro de 2016
Os 5R’s da sustentabilidade
7 de novembro de 2016
CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
7 de novembro de 2016
Associação Gaucha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola – AGPTEA, vem se manifestar sobre a proposta de modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB – Lei federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Trata-se de utilização do instrumento de edição de Medida Provisória que permite conjeturar dois aspectos que dizem muito das motivações do governo federal neste momento. Ao utilizar de medida provisória, a qual passa a ter validade no ato de sua edição, o governo federal indica querer definir sem debate com a sociedade as alterações que pretende ao ensino médio, sendo que propõem modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB ( Lei federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), a qual foi debatida por dez anos no Congresso Nacional); outro aspecto que reforça a falta de sensibilidade ao diálogo é que impõe ao Congresso Nacional o prazo de 120 dias para sua apreciação, o que certamente inviabiliza um debate amplo com a sociedade sobre matéria de tamanha relevância para o país. Percebe-se uma intenção de forçar os sistemas de ensino estadual e os educadores a adotar um conjunto de medidas que coadunam-se com a concepção do MEC sob a batuta de um governo declaradamente liberal.
Para desviar a atenção da sociedade o governo lança dois sinais de fumaça: justifica a reforma com a crise que vive o ensino médio, argumentando pelo decréscimo do aproveitamento dos estudantes em provas avaliativas no país e exterior, onde salienta as áreas de português e matemática. E de outra parte, utiliza a implementação gradativa do ensino integral como forma de seduzir a sociedade e, em particular, os pesquisadores em educação e educadores, pois trata-se de uma bandeira de luta de bastante apelo e atende às determinações do Plano Nacional de Educação, o qual apenas é citado neste aspecto.
 
Pode-se afirmar que a MP 746/2016 busca instituir um ensino que atende as necessidades de formação de mão-de-obra, desconhecendo a necessidade de uma formação integral que permita uma compreensão crítica da sociedade e permita o exercício pleno da cidadania. A ênfase é dada a profissionalização, resgatando-se uma antiga ideia da década de 1970 de que o ensino médio deve formar para o trabalho. No entanto, desconsidera-se que:
– No momento de ingresso do ensino médio, o jovem ainda não tem condição de escolher qual deverá ser sua profissão futura, levando a que possa ter uma formação técnica que lhe permite acessar o mercado de trabalho, mas que no futuro pode não encontrar espaço de ação ou não atender suas expectativas; neste caso, como não teve um ensino médio que o permitisse acessar ao ensino superior, constrange-se a pessoa a voltar ao ensino médio para buscar formação mais ampla ou outra área de conhecimento técnico? A flexibilização curricular que ressaltaremos adiante, impõem ao jovem imenso tempo de formação e opção por uma profissionalização precoce. Institui-se aqui uma perspectiva utilitarista da educação, associando-a à preparação para o trabalho, exclusivamente;
– Aspecto central e que vem gerando reações em todo o pais, o qual é ressaltado pela CNTE – Confederação dos Trabalhadores em Educação,
Com relação ao currículo, a reforma empobrece o ensino médio retirando as disciplinas de artes, educação física, sociologia e filosofia. E por mais que o governo diga que essas disciplinas comporão a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), fato é que os sistemas de ensino, encarregados em implementar a base, poderão ou não incluí-las em seus currículos do ensino médio, uma vez que a LDB não os obrigará e o orçamento público ficará mais enxuto sem a contratação de professores para essas áreas (2016, 01).
No intuito de possibilitar a flexibilização curricular a MP 746 institui a desvinculação da formação geral humanística da formação profissional, propondo a criação de cinco itinerários formativos específicos, ao propor alterar o art. 36 da LDB: I – linguagens; II – matemática; III – ciências da natureza; IV – ciências humanas; e V – formação técnica e profissional; Neste ponto, pode-se destacar a concepção contestável de que a formação técnica e profissional não necessita das demais áreas, exceção do ensino de português e matemática que é obrigatório nos três anos de ensino médio. Para os arquitetos da MP 746, as ciências naturais e humanas não são necessárias para a, formação técnica e profissional.
O texto da MP 746 desconsidera as resoluções do CNE que instituiu as diretrizes curriculares nacionais do ensino médio e da educação técnica profissional, as quais defendem a integração dos currículos escolares, sem distinção de blocos de modo a privilegiar a “interdisciplinaridade ou outras formas de interação e articulação entre diferentes campos de saberes específicos”. O parágrafo 2º do art. 8º da Resolução CNE/CEB 2/2012 é taxativo ao dizer que “a organização por áreas de conhecimento não dilui nem exclui componentes curriculares com especificidades e saberes próprios construídos e sistematizados, mas implica no fortalecimento das relações entre eles e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo planejamento e execução conjugados e cooperativos dos seus professores”. (CNTE, 2016,02).
Deste modo, fica evidente um retrocesso na perspectiva de uma educação integral, a qual a MP 746 diz estar comprometida. E quando permite que os sistemas educacionais estaduais possam adotar uma ou se possível mais de uma área com conhecimentos específicos, sabendo-se da carência de recursos reforçada pela PEC dos Gastos, a PEC 241, induz-se a pensar que certamente não oferecerão todos os itinerários formativos, tornando a opção livre do estudante um engodo. Os estudantes poderão cursar determinado itinerário por não ter acesso ao de sua preferência na escola pública de sua comunidade.
 
Quando a MP 746 prevê que os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular não devem ultrapassar as 1.200 horas de carga horária total em todo o ensino médio, evidencia-se a intenção de privilegiar a formação técnica e profissional, pois se a carga horária total alcançar 4.200 horas, segundo o previsto na proposta da MP 746 de alterar o art. 24 da LDB (o ensino em tempo integral), os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) terão menos de 1/3 da carga horária total. Atualmente, o ensino médio tem uma carga horária total de 2.400 horas (800 hs/ano), o que representa o dobro das horas previstas pela MP 746 para a BNCC.
Os recursos são garantidos apenas as escolas que adotarem o tempo integral (é equivocado falar em educação integral, após as colocações acima), após a edição da MP 746, o que exclui as escolas que já estavam neste processo com a adesão ao “Mais Educação”; e a MP 746 prevê recursos aos sistemas estaduais de ensino para implementar a reforma proposta apenas por quatro anos.
Outra questão extremamente relevante e preocupante é a previsão de contratação de “profissionais de notório saber” para ministrar conteúdos de formação técnica e profissional; tal proposta permite substituir licenciados nomeados no serviço público por profissionais horistas contratados via organizações sociais privadas (o que permitirá, por exemplo, parceria com o sistema S), o que possibilita a redução nos gastos orçamentários com educação, o que é coerente com a proposição do Governo Temer da PEC 241 e a insistência no controle da despesa pública. Esta situação não considera a qualidade da formação pedagógica dos professores, como se ter conhecimento prático fosse suficiente para ensinar. O que justifica esta posição é o anteriormente exposto, quando se fragmenta a formação técnica com práticas de reprodução da formação crítico-reflexiva.
A Formação continuada de professores deverá abranger os conteúdos da BNCC, pois a formação técnica e profissional poderá ser ministrada por contratados, segundo as especificidades das áreas em questão.
Esta proposta de Flexibilização curricular, onde cada aluno escolhe seu itinerário formativo entra em choque com o ensino técnico e tecnológico, amparados nas diretrizes nacionais, pois abre-se a possibilidade de uma outra formação voltada a profissionalização, caracterizada por ser mais restrita e rápida, evitando-se de cursar um conjunto de disciplinas consideradas pela MP 746 desnecessárias ou supérfluas.
 
Vilson F. dos Santos Paulo 
Prof. Dr. Conselheiro da AGPTEA
 
Roberto C. da Silveira
Prof. Dr. UNIPAMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *