Escola Estadual Técnica Guaramano de Guarani das Missões completa 113 anos de história educacional.


Fundada em 1906 por imigrantes poloneses, denominada na época de Sociedade Nossa Senhora de Monte Claro, tinha como finalidade instruir os filhos dos sócios, sobre seus deveres de bons cidadãos, transmitindo ensinamentos agrícolas, além de aulas de matemática e português, oferecendo internato.

Desde então, sempre foi referência, passando por várias denominações e mantenedoras, atendendo a milhares de alunos

.Hoje, a Escola Estadual Técnica Guaramano, uma escola agrícola, comprometida com uma educação de qualidade, alicerçada em valores de vida, conhecimentos teóricos e práticos, projetos comunitários e de extensão, com destaque regional pela excelente proposta pedagógica que desenvolve com seu alunado, permitindo excelente formação na educação geral, profissional e preparação para a vida.Oferece os cursos de Ensino Fundamental (Escola em Tempo Integral do 6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação Profissional Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroindústria. Possui o regime de internato, atendendo a mais de 40 municípios da região.

A Escola Estadual Técnica Guaramano busca através dos 15 Setores Educativos e de Produção, quais sejam, olericultura, silvicultura, jardinagem e embelezamento, suinocultura, bovinocultura, avicultura, ovinocultura, agroindústria de processamento de carnes, almoxarifado e ração, plantas aromáticas e medicinais, culturas regionais, fruticultura e agroindústria de processamento de leite, verduras e frutas, apicultura e piscicultura, que objetivam preparar o aluno com formação integral, técnica e empreendedora para atuar com competência no mundo do trabalho.

Educandário aberto à comunidade, busca parcerias com empresas e entidades, para melhor desenvolver seus grandes projetos, de extrema importância nos setores agropecuários. Estrutura-se para ser um polo difusor de novas tecnologias, onde os agricultores da região e os alunos, possam encontrar na escola experiências e exemplos de alternativas viáveis à agricultura e à pecuária.

Uma das grandes parceiras que temos é a AGPTEA, a qual teve forte participação nestes últimos anos na realização da GUARATEC, Semana Tecnológica, Educacional e Cultural, na produção de livro da escola, na impressão anual do nosso informativo, bem como na difusão de conhecimentos e experiências, através da revista Letras da Terra.

Entidade que representa a identidade do Ensino Agrícola no RS, um suporte nas intermediações das causas em defesa da classe dos Técnicos Agrícolas, perante as diferentes esferas constituídas ligadas ao Ensino Profissional a AGPTEA se constitui numa das instituições mais importantes na área.