A Escola Estadual Técnica Encruzilhada está localizada no 3º Distrito de Maçambará entre os municípios de São Borja, Itaqui, Unistalda, Manoel Viana, Itacurubi e São Francisco de Assis. A instituição de ensino iniciou suas atividades no ano de 1962 conforme o decreto de criação n.º 13892 de onze de julho de 1962, com a denominação de Escola Rural Isolada de Encruzilhada.

No ano de 1978, com o decreto n.º 26.632 de 20/01/1978, passou a chamar-se “Escola Estadual de 1.º Grau Encruzilhada” e em 1991 com a publicação do decreto n.º 34.086 de 01/11/1991 foi denominada “Escola Estadual de 1.º e 2.º Graus Encruzilhada”. No ano de 2003 o parecer número 791/2003 credencia a Instituição de Ensino para a oferta de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio com o Curso Técnico em Agropecuária que inicia as suas atividades no ano seguinte.

A área pertencente à escola é de cinquenta e dois hectares, sendo que dois estão destinados aos setores administrativos e salas de aula, e as outras cinquenta são destinadas as aulas práticas do Curso Técnico em Agropecuária. Nela estão inseridas dez Unidades Educacionais Produtivas (UEPs), onde se desenvolvem as aulas práticas, além dos projetos e experimentos voltados para as atividades do curso.

Atualmente a Instituição de Ensino possui no seu quadro de servidores trinta e um professores e dezoito funcionários. O quadro discente está composto por duzentos e vinte e seis alunos distribuídos no Ensino Fundamental, Médio e Técnico Integrado. Destes, sessenta e cinco em regime de internato e trinta e dois semi-internos que cursam o Técnico em Agropecuária.

A Instituição de ensino tem como filosofia a educação como fator de desenvolvimento humano e vetor da construção do conhecimento tendo como base a ética, a cidadania e o comprometimento socioambiental, além do aprimorando dos saberes e competências que forneçam ao educando condições de atuar de maneira harmônica e eficiente na sociedade.