A Escola Técnica Estadual Santa Isabel – ETESI - criada pelo Decreto nº 7822, de 20 de maio de 1957 como Escola Agrícola Santa Isabel, foi reorganizada pela Portaria nº 5574, de 02 de abril de 1958, tendo o início das atividades escolares em 02 de julho de 1958. O Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento do Ensino Médio em 22 de março de 1999 e do Curso Técnico em Agropecuária em 06 de setembro de 2000.

A véspera de completar 61 anos a ETESI oferece o Ensino Fundamental completo já trabalhando com Práticas Integradas de Agropecuária, o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e o Curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente. Oferecendo internato masculino para os alunos que cursam o integrado e o subsequente, e semi-internato para os demais.

A Escola mantém em funcionamento as UEPs- Unidades Educativas de Produção Animal e Vegetal, onde os alunos realizam as práticas em Bovinocultura, Ovinocultura, Avicultura, Suinocultura, Pequenos Animais, Plantas Medicinais, Olericultura e Silvicultura.

Com uma área de 200 hectares de terra e uma estrutura física de aproximadamente 5 mil m2, a escola tem uma tipologia única em São Lourenço do Sul. Localizada na zona rural do município, dista 32 km da sede e recebe alunos não só de São Lourenço, mas de diversos municípios do Estado como Pelotas, Camaquã, Pedras Altas, Capão do Leão, Piratini, Herval, Arroio Grande, Amaral Ferrador, Cerro Grande do Sul, Santa Vitória do Palmar, Tapes, entre outros.

Fundamenta suas ações pedagógicas com vistas à auto-sustentação de pequenas e médias propriedades rurais, com atividades que ensejam o empreendedorismo no setor primário da economia. Desde o ano 2000 a ETESI prepara jovens para atuar como Técnicos em Agropecuária atendendo assim as demandas da sociedade e do mundo do trabalho.

O corpo docente é formado por 24 professores qualificados e também 22 funcionários. A matrícula atual registra cerca de 300 alunos.

 

 

Galeria de Imagens