Tratamento de resíduos animais
7 de março de 2016
Tratamento de resíduos animais
7 de março de 2016

Qualquer pai sabe que o maior aprendizado do filho está sempre relacionado ao exemplo que ele tem como referência em casa. Falar sobre sustentabilidade é um dever de cada lar, mas, mais do que isso, as crianças precisam visualizar a prática no dia a dia da família.  Muitos adultos não vivenciaram em sua infância essa forte corrente atual do “ecologicamente correto” e, por isso, não conseguem encontrar a melhor forma de mostrar na prática aos seus pequenos a relevância de se importar com uma rotina onde a preocupação com o meio ambiente seja constante.

Ecologia-e-sustentabilidade

 


Separe o lixo – o ideal é ter em casa todas as lixeirinhas para cada tipo de resíduo. Se for uma realidade muito complicada, deixe, pelo menos, duas opções para separação (uma para os materiais orgânicos e outra para os recicláveis). As crianças vão participar do processo e, com o tempo, vai se tornar numa atividade mecânica.

Conserte ou doe brinquedos – atualmente o “quebrou vai pro lixo” está muito presente em nossa sociedade do consumo. Se o objeto for “remodelado” ou doado a alguém que necessite, a criança vai passar a perceber que é desnecessário descartar tudo o que, na concepção dele, não presta mais.

Regule o tempo do banho – isso vale para todos os moradores da casa. Você deve ser objetivo na utilização da água. E, quando os seus filhos estiverem no banheiro gastando o recurso de forma desnecessária, chame atenção dele e sempre ensine a abrir o registro só quando for necessário.

Apague as luzes – se não tiver necessidade de a luz estar acesa, oriente o seu filho a sempre deixar o interruptor no modo “off”. Assim, ele vai se acostumar a utilizar moderadamente os recursos naturais que estão à sua disposição.

Ande mais a pé – A cultura cada vez maior de sempre estar de carro é muito prejudicial ao meio ambiente e à saúde. Deixe o veículo na garagem de casa quando for dar um passeio por perto. Isso ajuda as crianças a descobrirem o mundo e os seus inúmeros componentes naturais e modificados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *