AGPTEA - Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola


Cadastro

Cadastre-se para receber noticias, cadastro de sócio e cadastro casa da praia.

Quero me cadastrar

Sustentabilidade

você esta em: Capa Home › Sustentabilidade

Últimas Notícias

Alterar o tamanho da fonte

Biolubrificante de óleo de girassol equipara-se a óleo mineral

Por Comunicação AGPTEA - 07/01/2010 | 10:54

Foto de Leticia Mikami | www.sxc.hu
Foto de Leticia Mikami | www.sxc.hu

 Pesquisadores da Universidade de Huelva, na Espanha, demonstraram em testes de laboratório a eficiência do óleo de girassol para fabricar lubrificantes industriais.

 
Em comparação com os lubrificantes tradicionais, fabricados com derivados de petróleo, o biolubrificante de girassol é mais ambientalmente correto, apresentando níveis similares de desempenho.
 
Desempenho - O trabalho demonstra que os componentes encontrados nos óleos vegetais são uma alternativa viável para o desenvolvimento de uma nova classe de lubrificantes, graças principalmente à sua baixa volatilidade e alta biodegradabilidade.
 
O óleo de girassol, misturado com componentes como o copolímero etileno vinil-acetato, pode apresentar um desempenho similar ao dos lubrificantes minerais disponíveis comercialmente.
 
"Nós realizamos um estudo que nos permitiu, para diferentes concentrações de polímeros no componente oleico, obter óleos com características completamente diferentes", afirmou Críspulo Gallegos, coordenador da pesquisa.
 
Biolubrificante ecológico - "Nós podemos usar os óleos resultantes nas mais diversas aplicações: motores de dois e quatro tempos, engrenagens, rolamentos, etc, dependendo da viscosidade dos lubrificantes e da proporção do componente oleico", disse ele.
 
Agora, os pesquisadores estão tentando otimizar a proporção de polímeros usados (o máximo permitido é de 5%) no óleo de girassol para que o produto final possa ser considerado um biolubrificante ecológico. 
 

Fonte: Ambiente Brasil

Letras da Terra

ANO IX - Nº 22 - Junho 2010

ANO IX - Nº 22 - Junho 2010

Confira nesta edição: Incentivo Federal ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar; Vulmar Leite esta a frente da SUEPRO; O uso das plantas medicinais é uma realidade cada vez mais abrangente no Brasil.

 

› Veja as edições anteriores



Publicidade



Publicidade



AGPTEA - Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola
Av. Getulio Vargas 283 - Menino Deus
Porto Alegre - RS
Fone: 51 - 32255748
CEP: 90150-001
© Todos os direitos reservados | Um projeto Porto Cultura