Turma do Aprendiz do Campo atrai olhares na Expodireto

Manual de Certificação de Produtos Orgânicos
9 de março de 2016
O papel da tecnologia na agricultura
9 de março de 2016
Manual de Certificação de Produtos Orgânicos
9 de março de 2016
O papel da tecnologia na agricultura
9 de março de 2016

Uma turma de 21 jovens, uniformizada e com espírito de união no sangue, atraiu olhares e a atenção de outras cooperativas do Estado em meio ao vai e vem de pessoas nesta terça-feira, 8, no parque da Expodireto Cotrijal. A aula inaugural do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo foi ministrada na casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e contou com a presença do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; do vice Enio Schroeder; e do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

“Que vocês possam aproveitar bem o projeto. Tenho certeza que daqui sairão grandes líderes”, afirmou Mânica. “A turma é muito boa. Não nos restam dúvidas de que as aulas serão muito proveitosas”, complementou o vice Enio Schroeder.

Vergilio Perius aproveitou o momento para dar um recado à gurizada. “A luz da cidade não é mais bonita do que o sol das nossas propriedades. Profissionalizem-se, estudem e sejam sócios de cooperativas. Aproveitem o conhecimento dos professores que possuem expertise para conhecer a alma do produtor”, falou.

“Nós, cooperativistas, vemos essa experiência com bons olhos. Vamos trabalhar forte, em parceria, com o Sescoop, para que mais cooperativas no Estado tomem como exemplo o que é feito aqui em Não-Me-Toque”, disse o diretor-secretário da Cooperativa Piá, Jeferson Adonias Smaniotto.

“É um projeto que preenche uma lacuna importante no meio rural. Prepara o jovem para uma sucessão tranquila e com renda”, ressaltou o presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas (AGL) e da Cooperativa dos Profissionais Liberais do Brasil (Cooplib), Ernesto Enio Krug, um dos profissionais mais respeitados do setor leiteiro do Brasil e com vasta experiência em administração rural e industrial.

Viagem ao exterior – Com duração de 15 meses, as aulas teóricas ocorrem no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Já as aulas práticas, serão ministradas nas propriedades rurais. O aluno que se destacar no projeto irá ganhar uma viagem para o exterior.

O programa-piloto é inédito no Brasil e fruto de uma parceria entre a Cotrijal e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS. O objetivo maior é promover a sucessão familiar e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais.

Oportunidade de ouro

Pertencer a geração do campo é motivo de orgulho para Erick Felipe Schwalbert, 16 anos, de São João do Gramado, interior de Não-Me-Toque. Ele considera o programa uma oportunidade ímpar para fazer boas escolhas e ser feliz na pessoal e profissionalmente. “O meu desejo é seguir no campo. Vou aproveitar para aprender bastante”, comentou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Expodireto Cotrijal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *