Visita PET com animais de estimação no Hospital Centenário de São Leopoldo

Nova legislação da educação
21 de novembro de 2016
Conheça a Pitaya
7 de dezembro de 2016
Nova legislação da educação
21 de novembro de 2016
Conheça a Pitaya
7 de dezembro de 2016

Uma bela iniciativa está acontecendo em São Leopoldo. Trata-se de uma atividade pioneira no RS (o pioneiro nesta iniciativa foi o Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo) e foi criada para contribuir com o bem estar e a recuperação dos pacientes do hospital da cidade. A criação do projeto se deu da seguinte forma, o Hospital Centenário criou um espaço reservado especialmente para os pacientes poderem relaxar e se distrairem. Estão engajados nesta proposta a ONG “Coração Vira Lata” e o Centro Estadual de Educação Profissional Visconde de São Leopoldo – CEEPRO e equipe técnica do Hospital Centenário.

Ao saberem da existência de um espaço para interação dos pacientes, a ONG decidiu utilizar o espaço também como um local para a visitação dos pet’s. Após um período levando seus pet’s (cães e gatos) o CEEPRO integrou-se ao projeto para trazer pequenos animais para as visitações. A participação da escola se dá há mais de dois anos e se iniciou através Técnico Agrícola e professor Cássio Roloff e Cleidiana Sipp (associados da AGPTEA) que continua sendo o responsável por selecionar e preparar os animais, levá-los até o hospital e também por incluir os alunos que participam das respectivas visitas.
Para a participação da escola são selecionados animais de diferentes setores, como por exemplo coelhos, leitões e ovelhas. Também participam sempre alunos nas visitações para poderem conhecer o projeto e também verem o benefício que os animais causam nos pacientes e até mesmo nas equipes médicas que ali atuam. De acordo com a enfermeira chefe do Hospital Centenário, Fernanda Estrella, é nítida a evolução e melhora nos pacientes que participam das visitas pet. As melhoras se dão principalmente nas taxas de pressão, glicose, oxigênio no sangue e além disso a melhora do humor. Recentemente a ONG Coração Vira-Lata e o CEEPRO estão levando estes mesmos animais
para visitações em escolas de educação infantil e ensino fundamental, com o objetivo de mostrar e educar sobre a importância que todos os animais tem no nosso ecossistema.
A satisfação e alegria que, principalmente as crianças e idosos demonstram, influi diretamente na melhora e recuperação mais rápida dos pacientes e o projeto já é apontado pelo corpo clínico do hospital como muito importante e de grande importância para todos aqueles que participam e usufruem, tornando mais agradável e saudável uma internação no hospital, coisa que normalmente já é traumática.

Quanto ao trabalho nas escolas, observa-se nas crianças beneficiadas uma profunda mudança de comportamento. As direções das entidades solicitam cada vez mais esta atividade o que deve motivar mais parcerias e mais pessoas a se comprometerem com a causa.
Letras da Terra traz o convite para que as demais escolas agrícolas busquem se engajar em projetos sociais, pois o retorno de dar uma visão mais humana em relação ao mundo que nos cerca é fundamental na busca de menos violência e de mais qualidade de vida.
Certamente iniciativas como estas fazem as pessoas pensaram mais antes de abandonarem ou maltratarem um animal, pois estes tem muito mais a dar do que muitas vezes imaginamos. De acordo com os envolvidos, nas diferentes escolas em que também ocorrem as visitas, verificam-se grandes mudanças de atitude dos alunos, não somente em relação aos animais, mas entre eles próprios, especialmente em relação ao respeito e o cuidado com o mundo ao seu redor.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *