Sete linhas orientam o cooperativismo
5 de janeiro de 2017
Cooperativismo e desenvolvimento econômico em um cenário de mudanças climáticas
6 de janeiro de 2017
Sete linhas orientam o cooperativismo
5 de janeiro de 2017
Cooperativismo e desenvolvimento econômico em um cenário de mudanças climáticas
6 de janeiro de 2017

O crescimento da produtividade nas lavouras ocorreu graças aos investimentos em produtos e máquinas agrícolas

Esta mudança permitiu uma grande melhoria no rendimento do trabalho no campo e a aplicação de equipamentos com mais precisão, graças às inovações tecnológicas. Os benefícios também ocorreram no plantio, permitindo colheitas mais rápidas, que possibilitaram o cultivo de mais de uma safra por ano.

O setor de maquinário agrícola passa por uma fase de transformação, que tende a fabricar cada vez mais equipamentos maiores e com nível mais alto de tecnologia, devido ao crescimento da agricultura de precisão mas também mais amigos do ambiente e do produtor. A tendência é que ocorra, de forma gradual, uma substituição de algumas máquinas por um número menor de tratores ou colhedoras, porém com melhor e maior desempenho e rapidez.
 
Além de facilitar o trabalho no campo, a mecanização agrícola é atualmente uma necessidade, já que houve uma redução considerável no número de trabalhadores rurais e tem resultados comprovados. Também, nos últimos anos, o aumento dos preços das commodities agrícolas – especialmente em relação aos grãos – foi o principal fator que fez com que aumentassem as vendas de máquinas. Outros motivos, como por exemplo o crédito subsidiado com juros baixos, ajudaram a alavancar o setor agrícola no Brasil e no mundo.

A maior concentração dos produtores agropecuários ocorreu especificamente nas últimas décadas no Brasil e o principal motivo foi o aumento das melhorias tecnologias no campo, como máquinas com maior eficiência e potência. Esta também é uma das principais razões para a concentração do segmento de distribuição: as maiores montadoras de máquinas agrícolas caminham para uma estratégia de consolidação dos grupos de concessionárias.

Esta melhoria considerável na tecnologia foi um dos principais fatores que ajudaram a aumentar a produção agrícola, possibilitando o cultivo em larga escala e tornando viável a produção de mais de uma safra por ano, em certas regiões, minimizando a redução de trabalhadores rurais no país. Foram as condições de mercado favoráveis aos produtores que mais impulsionaram as vendas de máquinas e produtos para a agricultura. A frota nacional, que estava já muito velha, começou a ser renovada e ampliada com a maior capitalização dos produtores, resultado da boa rentabilidade obtida com grãos e similares.

 
 
Fonte: Discover Media

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *