Jovens do Ceará usam caixas de leite para reduzir a temperatura nas casas (e economizar energia)

A CONTRIBUIÇÃO DAS LEGUMINOSAS PARA A AGRICULTURA
6 de janeiro de 2017
Curral sustentável é destaque no Rio Grande do Sul
12 de janeiro de 2017
A CONTRIBUIÇÃO DAS LEGUMINOSAS PARA A AGRICULTURA
6 de janeiro de 2017
Curral sustentável é destaque no Rio Grande do Sul
12 de janeiro de 2017

Após consumir leite, o que você costuma fazer com as embalagens do produto? Os estudantes do IFCE (Instituto Federal do Ceará), localizado em Aracati, uma cidade que fica a 150 quilômetros de Fortaleza, estão transformando as caixas de leite em pequenos isolantes térmicos para reduzir a temperatura dos ambientes – e logo economizar energia.

A iniciativa simples e de baixo custo foi pensada pelos irmãos gêmeos Diego e Gabriellen de Vasconcelos como uma alternativa para diminuir o desconforto em relação às altas temperaturas que castigam o sertão cearense. As mantas das embalagens são colocadas abaixo das telhas das casas e entre seus caibros e ripas. Com isso, os raios solares são refletidos e, consequentemente, ajudam a diminuir a temperatura do local.

“Há várias maneiras de resfriar um ambiente, mas em Aracati a população não tem uma renda muito alta”, explicou o professor orientador Antônio Sabino, que também destacou que a população ‘abraçou’ a ideia. “Tivemos uma ótima aceitação na campanha de arrecadação dos materiais”, completa.

Quando abertas, 16 caixinhas longa vida de leite são suficientes para produzir um metro quadrado de manta isolante. De acordo com uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade de Campinas), esse tipo de experimento pode diminuir a temperatura de um ambiente em até oito graus. Uma boa para adotarmos em nossas casas, não?

 

Fonte: thegreenestpost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *