Biblioteca Virtual da Agptea recebe mais de 635 mil acessos no primeiro semestre

ESPAÇO EM NOSSAS VIDAS
24 de junho de 2022
Entidade ligada ao ensino agrícola gaúcho investe em Centro de Qualificação Profissional
11 de julho de 2022
ESPAÇO EM NOSSAS VIDAS
24 de junho de 2022
Entidade ligada ao ensino agrícola gaúcho investe em Centro de Qualificação Profissional
11 de julho de 2022

No último dia 30 de junho, a Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) contabilizou 635 mil 294 acessos à Biblioteca Virtual, no primeiro semestre de 2022. A ferramenta de pesquisa e disseminação de conhecimento lançada em 2019, possui centenas de documentos para pesquisa, abertos para a comunidade em geral, entre livros, artigos e vídeos.

O que começou com informações técnicas, divididas pelas disciplinas recorrentes nos currículos verificados junto às escolas agrícolas,  agora passou a atender outras áreas do conhecimento. “A partir deste ano, estamos disponibilizando as quatro áreas do conhecimento do Ensino Médio, mais o quinto itinerário que é uma preparação para o mundo do trabalho”, explica Fritz Roloff, presidente da Agptea.

Apesar da ampliação de conteúdos, os assuntos mais procurados pelos usuários da biblioteca são os de foco mais técnico, como bioquímica, solos, fitopatologia, veterinária e agricultura em geral. Já os dias de maior fluxo de pesquisa são segundas e terças-feiras.

A biblioteca tem uma proposta colaborativa, destacada pelo presidente da entidade. Roloff convida os professores associados que enviem suas apostilas, seu material construído, para que possam integrar o acervo virtual. “Temos a convicção de que o conhecimento se dá na troca, não é produto. O conhecimento está no valor da subjetividade, entre os sujeitos, da capacidade criativa e da sua construção”, afirma Roloff.

Sem necessidade de ser cadastrada uma inscrição e senha, a Biblioteca Virtual da Agptea pode ser acessada pelo site www.bibliotecaagptea.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *