Seminário reúne produtores de oliveiras e professores técnico agrícolas na 45ª Expointer

Novas entidades reforçam a representatividade da meliponicultura gaúcha e brasileira
1 de setembro de 2022
Agptea anuncia projetos classificados para a Mostratec
6 de setembro de 2022

A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) promoveu nesta quinta-feira, 1º de setembro, na 45ª Expointer, um seminário sobre cultivo de oliveiras. Participaram das discussões professores técnicos agrícolas e produtores da área de olivicultura. Houve consenso com relação à necessidade de contratação de técnicos agrícolas para trabalhar nas propriedades.

A avaliação geral é que os técnicos oriundos das escolas agrícolas têm boa formação. Também foi debatida a necessidade de o produtor instigar o técnico iniciante a usar seu potencial inovador na criação de novos processos na propriedade. Outro item  destacado foi a necessidade de os proprietários incentivarem a visita de alunos aos pomares de oliveiras para despertar a curiosidade nos futuros técnicos agrônomos.

Já o presidente da Agptea, Fritz Roloff, lembrou que a entidade está montando um centro de qualificação profissional na localidade de Minas do Camaquã, no município de Caçapava do Sul. “O centro será especialista em olivicultura, vitivinicultura e noz- pecã. Desta forma, nós pretendemos contribuir para que as escolas tenham centros de referências onde possam buscar múltiplos saberes dessas culturas”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×