Denominação
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CARAZINHO – EEPROCAR
Endereço: BR 285 – Km 211 – Trevo da Bandeira – Carazinho – RS – 99.500.000
Fone: 054 3330 9610 E-mail: supervisaoeeprocar@gmail.com

EEPROCAR – 43 anos Semeando o futuro

O Curso de Técnico em Agropecuária, oferecido a alunos que possuem o Ensino Médio completo, foi criado e autorizado pelo Parecer nº 1.356/2003 de 26/11/2003 surgindo então a atual Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho (EEPROCAR).

A Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho encontra-se localizada na BR 285, Km 211, no Município de Carazinho, com uma posição geográfica privilegiada, possuindo uma área de 248 hectares; clientela específica de pequenos empreendedores rurais, e empresários rurais, preocupada em desenvolver uma educação voltada às exigências do mercado, atendendo alunos de diversos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul e também outros, oriundos de outros Estados Brasileiros.
O Município de Carazinho é considerado um Pólo Regional do setor Agrícola, que engloba a região da produção e planalto médio, necessita cada vez mais dar ênfase à qualificação profissional para atender as demandas exigidas pelo mercado do trabalho.

A Escola tem como objetivo a integração com a comunidade atuando como Centro de desenvolvimento rural, apoiando e promovendo as atividades de educação comunitária, colaborando para o crescimento da agropecuária local e regional, promovendo a formação integral do educando como cidadão, desenvolvendo habilidades, valores e atitudes, para que seus egressos sejam agentes de transformação da família e da comunidade, desenvolvendo uma agricultura socialmente justa e ecologicamente desejável.
O Curso Técnico em Agropecuária oferecido pela escola tem como objetivo oportunizar uma formação técnica necessária para o jovem rural desenvolver sua atividade ligada ao setor primário, norteada pelos princípios cooperativistas, preparando-o para as novas tendências do agronegócio, com uma formação integral, agroecológica, social, política e econômica, valorizando o trabalho no campo, principalmente das pequenas propriedades rurais, levando ao homem do campo a melhoria na qualidade de vida e como empreendedor no seu meio.
A EEPROCAR é a única Instituição de Ensino da área de abrangência da 39a Coordenadoria Regional de Educação que oferece o Curso que envolve o setor primário da economia, a nível técnico. É uma Instituição de Ensino pioneira em ações que difundiram a agricultura e pecuária na região. Dispõe de infraestrutura, recursos físicos e humanos para ministrar cursos Técnicos de Educação Profissional. Prima por uma atuação em parceria com a comunidade, através de convênios com os setores público e privado, oportunizando o acesso a novas tecnologias, a profissionalização e constituindo-se em pólo de educação voltado a qualificação do setor primário, a organização coletiva, a inserção no mundo do trabalho e a intervenção social do indíviduo no seu contexto mais amplo.

A prática profissional procura enfatizar as tecnologias alternativas, propiciando uma visão integrada dos fatores de produção de uma propriedade rural, vinculando–as aos processos de desenvolvimento local e regional, de baixo impacto ambiental através de aulas teóricas e práticas nas Unidades Educativas de Produção (UEPS) mantidas pela Escola onde acontecem os projetos de experimentação científica. As Unidades Educativas de Produção são: Agroindústria, Apicultura, Aves de Corte e Postura, Cunicultura, Bovinos de Corte e Leite, Fruticultura, Olericultura, Ovinocultura, Silvicultura, Suinocultura, Piscicultura, Vermicompostagem, Máquinas e Lavoura.

Os alunos concluintes são atendidos, através de Convênios realizados entre Empresas, Órgãos Públicos e Escola para a realização do Estágio Curricular Supervisionado.
A Escola tem como princípio norteador: “PRODUTIVIDADE INTEGRADA REALIZA A POTENCIALIDADE HUMANA”, nesse sentido a Escola preocupa-se com a expansão dos conhecimentos exigidos pelo mundo do trabalho, qualificando e capacitando os educandos para atuarem no mercado cada vez mais competitivo primando por uma educação que priorize a ética e o fortalecimentos dos valores.
Em resposta às exigências sempre crescentes de escolarização, atualização e aperfeiçoamento que a sociedade faz, a Escola oferece através do Curso Técnico em Agropecuária o ajustamento do indivíduo na sociedade, oportunizando-lhe condições de contínuo aperfeiçoamento pessoal e profissional, adotando a flexibilidade necessária para oferecer soluções diversificadas, voltadas ao meio rural dando ênfase à agricultura familiar. Trabalha respeitando os preceitos da Legislação Vigente da Educação Profissional e as orientações emanadas da Mantenedora e da Superintendência da Educação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul.

Atualmente a Escola possui 10 turmas, sendo 5 de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária e 5 turmas do Curso Técnico em Agropecuária – modalidade Subsequente. Totaliza 264 alunos, aproximadamente 160 alunos em regime de internato (masculino e feminino).

Os alunos participam de atividades práticas, cursos de aperfeiçoamento, palestras, congressos, cursos e outras atividades pedagógicas que complementam seu currículo acadêmico.
Nas Unidades Educativas de Produção os alunos vivenciam o dia a dia do trabalho do campo, colocam a “mão na massa”. Nestes locais, eles aplicam a teoria aprendida em sala de aula e realizam a produção, manejo e cuidado com o setor pecuário e agrícola da Escola. Deste trabalho parte da produção é utilizada pela própria cozinha Escolar para a elaboração das refeições servidas no refeitório escolar, as quais totalizam 5 por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar).

Na última etapa do Curso os alunos devem elaborar projetos especiais na Unidade de Produção Olericultura, esses trabalhos são desenvolvidos no período de pré-estágio, onde os alunos devem assumir o controle total de produção, vivenciando a programação de plantio, manejos, cuidados, aplicação de adubos e uso de controladores de pragas e doenças. Toda a produção realizada no setor de Olericultura é feito utilizando técnicas e manejos sustentáveis.

A Escola EEPROCAR tem orgulho de nestes 43 anos de história, possuir uma equipe qualificada e responsável pelo projeto pedagógico, permitindo que os alunos que aqui estudam possam voltar as suas raízes e transformar o ambiente e contexto que vivem, possibilitando uma vida digna, sustentável, eficiente e qualificada.

Fonte: acervo EEPROCAR (s/d)

A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola nesses 50 anos de história foi e é uma grande parceira de nossa Escola. Ao longo dos anos ofertou diversos cursos em parceria; Cooperativismo, Mecanização e Manejo de Ordenha. Realizou também auxílios em eventos e cursos para professores. Não podemos deixar de registrar um grande evento promovido pela AGPTEA em nossa Escola que foi a 1º AGROFEST, evento esse que foi marcado por palestras, oficinas e muita troca de experiências. Obrigado AGPTEA