Ações para qualificar formação na área agrícola ganham destaque em 2023

Escola de Encruzilhada do Sul recebe palestra sobre mecanização agrícola
12 de dezembro de 2023
Prêmio Folha Verde destaca trabalho das escolas técnicas agrícolas
20 de dezembro de 2023
Escola de Encruzilhada do Sul recebe palestra sobre mecanização agrícola
12 de dezembro de 2023
Prêmio Folha Verde destaca trabalho das escolas técnicas agrícolas
20 de dezembro de 2023
O investimento na formação e qualificação de jovens e adultos nas atividades agrícolas ganhou força em 2023. A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) desenvolveu ao longo do ano ações como a concretização de parcerias visando aprimorar o espaço adquirido pela entidade em Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul (RS). No local, foi criado um Centro de Formação Profissional tendo como foco as olivas, a noz-pecã, as frutas nativas e o mel.

O presidente da Agptea, professor Fritz Roloff, afirma que a associação está mudando um pouco o seu perfil. “Além de apoiar os associados em suas demandas específicas, a entidade está também assumindo um papel preponderante na formação. Acreditamos que é hora de investir cada vez mais em pessoas. Os governos, ao longo de suas histórias, têm esquecido muito essa tarefa, deixando de fazer o dever de casa junto ao jovem na sua comunidade”, destaca, observando, porém, que o objetivo é ir devagar. “Não queremos ser uma solução, mas um ente que contribua decisivamente na formação”, coloca.

Conforme Roloff, cada vez mais está se consolidando o investimento realizado naquela região com a aquisição do Agptea Minas Hotel e de uma área de 10 hectares que vem sendo aprimorada para alicerçar o Centro de Formação Profissional Minas do Camaquã. “Estamos já em uma fase bem adiantada com a recuperação do solo para a implantação dos pomares e muitas tratativas no sentido de avançar para que esse Centro realmente ocupe um espaço estratégico no Pampa Gaúcho, assim como em todo o Estado”, destaca.

O professor lembra que a iniciativa já conta com muitos apoios dos municípios da região e do próprio Estado. “Estamos debatendo a constituição de uma Fundação que possa gerenciar toda essa parte da formação que a Agptea vem propondo. É necessária essa nova entidade para que ela também possa captar recursos tanto estaduais quanto federais ou de organizações até fora do país”, comenta Roloff. Para ele, é fundamental que essa nova Fundação seja voltada para a formação de jovens e adultos que queiram realmente se qualificar para as atividades agrícolas. “Essa qualificação não deve somente ser direcionada para a pecanicultura ou a olivicultura, mas para a questão agrícola como um todo”, defende.

Fritz Roloff  reforça que muitas ações da Agptea neste ano foram concluídas com sucesso, mas muitas preocupações ainda estão pelo caminho, sempre voltadas às questões políticas que afetam diretamente o setor”, enfatiza. Ao mesmo tempo, o professor salienta  novas parcerias fechadas pela entidade como, por exemplo, o convênio com uma pousada em Cambará do Sul para receber os associados. Também destaca a Casa da Agptea na praia de Itapeva, em Torres, que recebe a cada ano mais investimentos. “Estamos agora construindo quatro novos apartamentos grandes, que estarão disponíveis a partir do próximo veraneio”, informa.

O presidente da Agptea, ao fazer o balanço do ano, também citou os problemas do clima enfrentados, especialmente, no Norte do país, com uma forte seca, e nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde muitas pessoas perderam tudo com as enchentes. “Que possamos encontrar a paz e o equilíbrio e que os seres humanos se conscientizem de que, na verdade, a natureza está solicitando mais atenção. Se fala muito em irrigação mas não se fala tanto em manter os mananciais hídricos, cercar nascentes, proteger os nossos rios. E a Agptea está inserida neste contexto no sentido de que nossos alunos sejam conscientizados de que para termos uma vida plena no nosso planeta, devemos mudar de atitude. Desejo que 2024 comece com um olhar renovado e que se possa ter uma visão de futuro cada vez mais voltada para a qualidade de vida e a inclusão das pessoas”, finaliza Roloff.

Fotos: Agptea/Divulgação e Rejane Costa/AgroEffective
Texto: Rejane Costa/AgroEffective

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *