Sócio da Agptea recebe Medalha de Honra por obras literárias

Pampa gaúcho irá contar com um instituto de formação voltado ao meio rural
21 de março de 2024
Professores agrícolas vão destacar importância da gestão no agronegócio durante o Universo Pecuária
16 de abril de 2024
Pampa gaúcho irá contar com um instituto de formação voltado ao meio rural
21 de março de 2024
Professores agrícolas vão destacar importância da gestão no agronegócio durante o Universo Pecuária
16 de abril de 2024

Waner Sanches Barreto, professor, músico, compositor, poeta, escritor e integrante da Academia Carazinhense de Letras – ACL, foi agraciado agora em 2024 com a Medalha de Sócio Efetivo por suas obras literárias. Natural de Dom Pedrito (RS), formado em Ciências Agrárias, pós-graduado em Ecologia pela Universidade de Passo Fundo e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidad de León-Espanha, Barreto é sócio da Agptea. A partir de 1988 trabalhou na escola agrícola de Carazinho, antigo CRES, hoje EEPROCAR.

Conforme Barreto, a participação na ACL “veio como um coroamento a todos os esforços de manter sempre ativas as atividades laborais, artísticas e literárias, tudo enriquecido pela convivência com pessoas notáveis e de brilhantismo cultural”. “Tem sido muito gratificante o envolvimento, as leituras e os estudos em projetos que viabilizem novos escritores e, sobretudo, novos leitores. A ACL tem projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo e pela Lei Rouanet para trabalhar com escolas e com o público em geral. Num esforço conjunto, será possível despertar o amor pela leitura entre as famílias e a sociedade em geral”, afirma.

Barreto coloca que a Educação é um processo constante e global que envolve os indivíduos preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania. “Incentivando e qualificando a literatura e a arte, é possível sensibilizar e conscientizar da importância de respeitar e preservar a natureza”, observa, destacando, ainda, que a escola técnica oferece a oportunidade de explorar o universo das vivências camponesas, das famílias, das sociedades e das crenças religiosas, intercambiadas entre alunos/professores/comunidades rurais. “Para favorecer melhor o desenvolvimento dessas aptidões, as escolas técnicas contam com uma rede integrada que lhes permitem intercâmbio técnico-pedagógico, via Suepro e especialmente Agptea, através de Encontros, veraneios e todos os meios virtuais”, ressalta o professor e escritor.

Obras Literárias:

  • Além do Rio Tapera. Contos.Ed.Saluz, Passo Fundo
  • O Limiar. Ficção. Ed. Cidadela. Porto Alegre
  • Variacion de la biodiversidade del suelo em areas sometidas al pastoreo racional Publicação científica da Ed. Publicia, em língua espanhola e alemã
  • A Ordem Pampiana. Romance. Ed.Saluz.P.Fundo
  • Em fase de lançamento o romance “O Cerro das Águias” com ilustrações da artista plástica Ilse Ana Piva Paim, de Carazinho
  • Publicações de contos e poesias em Braças Literárias de Dom Pedrito
  • Antologia da ACL
  • Editora os Dez Melhores

Obras artísticas:

  • Chamamento do Pampa. Passo Fundo
  • Canto Alegretense. Alegrete
  • Seara da Canção Gaúcha de Carazinho
  • Canto Galponeiro. Passo Fundo
  • Participação no festival ETA em Canto da Escola Eta de Viamão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *