Professores agrícolas debatem solos e currículo do Ensino Médio em evento

Escola técnica tem que preparar aluno para ser um cidadão feliz
10 de novembro de 2022
Encontro de Professores do Ensino Agrícola coloca em pauta desafios para a educação profissional
24 de novembro de 2022
Escola técnica tem que preparar aluno para ser um cidadão feliz
10 de novembro de 2022
Encontro de Professores do Ensino Agrícola coloca em pauta desafios para a educação profissional
24 de novembro de 2022
Faltando uma semana para a 37ª edição do Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola, a mobilização para a participação dos docentes é grande. Promovido pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), o evento, que ocorre de 23 a 26 de novembro no Blue Open Hotel, em Erechim (RS), trará discussões sobre temáticas que envolvem a educação profissional no campo.

Segundo o presidente da entidade, Fritz Roloff, uma das temáticas centrais será a questão do solo, assunto que precisa ser cada vez mais analisado com seriedade. “Muito se tem falado sobre o tema, mas atitudes práticas são poucas. Temos visto que o lucro e a ganância sempre andam na frente, onde a preocupação com a qualidade do nosso planeta fica para trás. A associação este ano buscou profissionais para fazer uma discussão sobre como nós podemos nos envolver mais diretamente no processo pedagógico e como nós podemos cada vez mais nos inserir nestes temas cruciais”, explica.

Outro eixo de trabalho será a temática do novo ensino médio proposto pelo Estado do Rio Grande do Sul e que muito preocupa os professores. “Teremos a presença do Superintendente da Educação Profissional, a Suepro, e sua equipe, para que possamos entender estas propostas que estão sendo trazidas pelo governo. Acreditamos sempre de que precisamos de políticas públicas de médio e longo alcance e não que cada vez que troca o governo se derrube tudo que o outro fez. Queremos que os nossos jovens sejam inseridos no mundo do trabalho, mas não em uma visão tecnicista, mas em uma visão social em que cada um esteja preparado no exercício pleno da cidadania”, destaca o presidente da Agptea.

Roloff lembra também que todas as temáticas serão abordadas dentro da inclusão digital, que se faz presente hoje em dia no aprendizado. Além disso, a programação também trará temas como a Permanência e Êxito no Ensino Agrícola do Rio Grande do Sul, Práticas Pedagógicas do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, com visitas orientadas nas Unidades Educativas de Produção da escola, a importância da Erva-Mate no contexto social e econômico, entre outros. O evento também será palco de reuniões do Conselho dos Diretores das Escolas Agrícolas, além do lançamento de um livro que conta a história da Agptea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *