Encontro de Professores do Ensino Agrícola coloca em pauta desafios para a educação profissional

Professores agrícolas debatem solos e currículo do Ensino Médio em evento
16 de novembro de 2022
Encontro Estadual de Professores debateu os desafios da educação em uma sociedade digital
24 de novembro de 2022
Professores agrícolas debatem solos e currículo do Ensino Médio em evento
16 de novembro de 2022
Encontro Estadual de Professores debateu os desafios da educação em uma sociedade digital
24 de novembro de 2022

O 37º Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola, organizado pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos em Ensino Agrícola (Agptea), foi aberto na noite desta quarta-feira, 23 de novembro, no Centro de Eventos do Hotel Blue Open, em Erechim (RS), com uma forte presença de delegações de escolas agrícolas do Estado. O evento que segue até o próximo sábado, dia 25, traz como foco principal debater temas relevantes que envolvem a educação profissional no campo, como o Novo Ensino Médio, os desafios no mundo da inclusão digital e a questão do solo.

O presidente da Agptea, Fritz Roloff, destacou em sua fala inicial a parceria com a Suepro/RS. Segundo ele, a entidade tem encontrado, ultimamente, as portas abertas para as questões envolvendo a educação. “As coisas mudam de figura quando uma entidade responsável pela educação tem um educador à frente. Vamos colocar as pessoas certas nos lugares certos e nós, hoje, estamos no lugar certo”, sublinhou, destacando a importância de fortalecer a construção do conhecimento coletivo.

Já o diretor do Colégio Agrícola Estadual ngelo Emílio Grando, de Erechim (RS), Aldinei Pogorzelski, explicou que a agricultura tem uma grande relevância na economia da região onde está situado o município, ampliando ainda mais a importância das escolas com ênfase no setor agropecuário. “Nossa preocupação enquanto gestores e equipes é com a boa formação dos estudantes, não só na parte técnica, mas também como cidadãos. Por isso, é importante que o Estado olhe para nós e que bom que temos essa proximidade cada vez maior. Que possamos avançar ainda mais, principalmente em relação aos recursos humanos, pois ficamos em tempo integral com os nossos estudantes”, salientou.

O presidente do Conselho de Diretores das Escolas Técnicas Agrícolas do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Cosmam, por sua vez, enfatizou a necessidade do Estado ter um olhar diferenciado e voltado para o dia a dia das escolas técnicas e agrícolas. “Nossas escolas estão abertas 365 dias por ano, 24 horas por dia”, pontuou, adiantando que é uma meta o fortalecimento da Suepro/RS para as escolas realizarem um trabalho cada vez melhor,” olocou.

A palestra de abertura do Encontro, realizada pelo superintendente da Superintendência de Educação Profissional do Rio Grande do Sul (Suepro/RS), Bruno Anicet Bittencourt, que abordou o tema “O mundo do trabalho como princípio formativo e educativo com vistas às praxis e respostas múltiplas do ser humano”, trouxe uma reflexão sobre inovação em sala de aula. De acordo com o palestrante, a inovação é um processo arriscado, doloroso e complexo, mas necessário. “Todos nós acreditamos em uma transformação de mundo e isso passa pela educação. É na sala de aula que a magia acontece, é nela que, de fato, vamos conseguir fazer a diferença”, afirmou.

Bittencourt destacou que ainda existe um longo caminho a ser percorrido e é preciso pensar e fazer diferente frente aos desafios impostos pela pandemia. “O nosso aluno quer experimentar, ter importância em todo esse processo de transformação. Por isso, é necessário entender como inovar no nosso dia a dia. Começamos a pensar em uma série de tecnologias que vêm entrando no mundo do trabalho e o papel que o profissional tem nesse contexto”, enfatizou, colocando que o aluno de hoje vai ter funções diferentes de outras gerações. “O perfil desse jovem está se modificando. Ele é mais pragmático, mas também mais ansioso, e é na prática que faz a diferença, vendo o resultado do seu trabalho e se sentido importante em relação a ele”, observou.

O superintendente da Suepro deixou como mensagem final a afirmação de que inovar é melhorar de alguma forma o processo de ensino e aprendizagem. Ao questionar como a inteligência artificial e automação conseguem ajudar os professores em sala de aula, Bittencourt disse que nada é feito sozinho, mas com colaboração. “Precisamos buscar inspirações, experimentar, trocar, conversar. A inovação vai acontecer quando de fato gerar valor e, além disso, ser viável economicamente e tecnicamente, assim como fazer sentido para as outras pessoas. Não existe fórmula mágica. Quando a gente coloca o afeto é meio caminho andado”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *