Divulgados projetos selecionados em Mostra das Escolas Técnicas Agrícolas

Palestra debate características da criação de ovinos na Expointer
2 de setembro de 2023
Agptea firma convênio para hospedagem em Cambará do Sul
22 de setembro de 2023
Palestra debate características da criação de ovinos na Expointer
2 de setembro de 2023
Agptea firma convênio para hospedagem em Cambará do Sul
22 de setembro de 2023
A segunda edição da Mostra do Ensino Técnico Agrícola (Meta), realizada durante a Expointer deste ano, terá oito representantes em dois grandes eventos de pesquisa científica: a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo (RS) e a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), em Jaraguá do Sul (SC). Ambas serão realizadas em outubro. Dentre os 27 trabalhos inscritos no evento organizado pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos do Ensino Agrícola (Agptea) e que representaram 21 escolas, cinco vão para a Mostratec e três para a Febic.

Para o presidente da Agptea, Fritz Roloff, os trabalhos tiveram muita qualidade, chamando a atenção dos avaliadores e organizadores, que a grande maioria teve seu foco na questão ambiental e nas tecnologias limpas. “Isto é algo que precisa ser ressaltado porque nosso planeta está cada vez mais dando sinais de que ele não aguenta mais. A nossa pegada ecológica já ultrapassou todos os limites possíveis e nós não temos outro planeta para usar depois que este for esgotado”, destacou o dirigente. Para Roloff, é fundamental que as pesquisas caminhem no sentido de valorizar a agroecologia, a inclusão do ser humano como benfeitor da natureza e não com uma agricultura meramente exploratória.

Roloff também elogiou as escolas e afirmou que aquela que incentiva a pesquisa consegue também formar cidadãos muito mais abrangentes, com visão ampliada e que possam fazer diferença no nosso universo. “Sempre ressaltamos que o aluno pesquisador é diferenciado. Ele não só é um sujeito que faz o que a escola determina. Ele vai além, em busca de novas alternativas, saberes e faz com que este conhecimento seja confrontado, submetido às hipóteses e variáveis e que aí seja corroborado ou refutado”, detalhou o presidente da Agptea. Ele concluiu, dizendo que sempre que um aluno faz a iniciação científica, ele está no estágio mais avançado e se habilita para um mundo de desafios.

O coordenador geral da Meta e diretor de Pesquisa e Mostras de Educação Profissional da Agptea, professor Carlos Fontoura, salientou que os diferenciais analisados na classificação dos trabalhos para a Mostratec e Febic foram em termos de aplicação do método científico, assim como inovação e aplicação dentro dos projetos pedagógicos nas escolas. “A desenvoltura e a apresentação do projeto de pesquisa também foram pontos importantes para a escolha”, pontuou, salientando que a procura para participação na Mostra tem sido muito grande. “Houve um crescimento na qualidade e tivemos muita dificuldade em selecionar apenas um trabalho por escola agrícola”, destacou.

Fontoura disse, ainda, que a pedido do presidente e de toda a diretoria da Agptea, está sendo discutido o início de formações para a qualificação dos quadros das escolas técnicas agrícolas em montagem de projetos de pesquisa. “O objetivo é alcançar um nivelamento ainda maior que, com certeza, irá beneficiar muito os alunos, que terão projetos mais abalizados, mais bem desenvolvidos e operacionalizados”, ressaltou.

Confira os trabalhos selecionados

Classificados para a Mostratec

Escola: EET Encruzilhada
Cidade: Maçambará
Tema: Ação Bioherbicida de Trichoderma Koningiopsis associado a três formulações comerciais de glifosato no controle de plantas daninhas em soja.

Escola: ETEC Celeiro
Cidade: Bom Progresso
Tema: Fabricação de inoculante à base de Trichoderma SPP para manejo biológico em culturas agrícolas no norte do Rio Grande do Sul

Escola: EET Fronteira Noroeste
Cidade: Santa Rosa
Tema: Desenvolvimento de aplicativo: dados climáticos e execução de cálculos agronômicos

Escola: ETE Dr. Rubens da Rosa Guedes
Cidade: Caçapava do Sul
Tema: Ensino técnico e aplicação do método Famacha aplicado como ferramenta de ensino em ovinos

Escola: CAE  Ângelo Emílio Grando
Cidade: Erechim
Tema: Casa vegetativa com ambiente controlado para produção de hortaliças em centros urbanos

Classificados para a Febic

Escola: EEEM Ildefonso Simões Lopes
Cidade : Osório
Tema: Remineralização

Escola: EEEB Viadutos
Cidade: Viadutos
Tema: Organic Only

Escola: EET Desidério Finamor
Cidade: Lagoa Vermelha
Tema: Irrigação de luz


Foto: Divulgação
Texto: Ieda Risco/AgroEffective

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *